ATIVIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO
Plano de Aula
Plano de aula: Marcos históricos do lugar onde vivo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcos históricos locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, ficha comparativa, fotografia da cidade estudada que será usada como fonte histórica.
Material complementar:
Para você saber mais:
- Sobre o ensino de história nos anos iniciais, acesse: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/VOvTHqqQ.pdf, acesso em 13/11/2018
- Sobre o ensino de história e a BNCC, acesse: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/123/historia-e-a-bncc-faca-o-download-do-livro-digital,acesso em 13/11/2018
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos na temática da aula: marcos históricos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o que as crianças imaginam que sejam marcos históricos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA