Os bairros da minha cidade
Plano de Aula
Plano de aula: Os bairros têm história
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos monumentos. Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os bairros da sua cidade e das origens de seus nomes. ( Nesta pesquisa deve conter: os nomes dos bairros da cidade, um destaque para o bairro onde o aluno reside, ressaltando as razões de ter nome e suas ruas ou avenidas mais importantes)
Material complementar: LE GOFF, Jacques. Memória. In: História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994
Estudar o bairro pode mudar o planeta, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1108/estudar-o-bairro-pode-mudar-o-planeta, acesso em: 05 mar 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - O nome dos bairros. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de bairro e pertencimento trazido pelas crianças.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA