VAMOS JOGAR STOP HISTÓRICO?
Plano de Aula
Plano de aula: Tudo tem um nome
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Registros de memória locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI06) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia dos lugares da Cidade, cola, tesoura.
Material complementar: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993
Memória e memória histórica: categorias para a reflexão sobre o saber histórico escolar. http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/viewArticle/4865, acesso em 23/01/2019
Educação Patrimonial educação, memórias e identidades - Iphan
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_nr_03.pdf, acesso em 23/01/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Tudo tem um nome - e como ocorreram o processo de escolha dos nomes dos locais. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado e importância de tudo ter um nome.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA