Atividade para impressão - Acentuação
Plano de Aula
Plano de aula: Acentuação de oxítonas
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar as sílabas das palavras e reconhecer a classificação das sílabas tônica, com foco nas oxítonas.
Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.
Dificuldades antecipadas: Aluno não reconhecer o que é sílaba tônica e não saber identificá-la na palavra.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. (Col. Como eu ensino).
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, p. 24 a 27. Acesso em 01 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Questione os alunos se sabem explicar e exemplificar o que são oxítonas.
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