Atividade para impressão - Oxítonas
Plano de Aula
Plano de aula: Oxítonas: quando acentuá-las?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação de oxítonas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar a escrita de palavras segundo sua classificação quanto a sílaba tônica, com foco nas oxítonas.
Materiais necessários: Atividades impressa, quadro ou painel para anotações, materiais para confecção de cartazes, projetor.
Dificuldades antecipadas: Não se apropriou da identificação da sílaba tônica e não sabe o que são oxítonas.
Referências sobre o assunto:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf, pp. 24-27. Acesso em 15 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Reproduza o título em projetor, escrito em cartaz ou no quadro.
- Apresente aos alunos o tema da aula.
- Questione os alunos se sabem explicar quando é preciso acentuar as oxítonas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA