Plano de Aula

Plano de aula: Derivação de palavras no diminutivo

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -inho(a); - zinho(a)

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Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é observar que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo de afixos no início ou no final delas. Esses afixos possuem sentidos regulares, sendo possível identificar o significado de uma palavra derivada se a primitiva e o afixo forem conhecidos.

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Morfologia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a palavra derivada a partir da palavra primitiva e do sufixo

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é observar que há palavras que derivam de outras e que têm o seu sentido modificado pelo acréscimo de afixos no início ou no final delas. Esses afixos possuem sentidos regulares, sendo possível identificar o significado de uma palavra derivada se a primitiva e o afixo forem conhecidos.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Leia a cantiga de roda e observe a escrita de algumas palavras no grau diminutivo. Meu galinho.

Realize a tarefa coletivamente e oralmente, essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.

Projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível escreva no quadro ou imprima a atividade, com a finalidade de preparar os alunos para uma descrição narrativa, na qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação, que é perceber quando se deve usar inho (a), zinho (a) e sua formação nas palavras.

Peça para que os alunos leiam a cantiga de roda.

Questione o que notaram na escrita referente à algumas palavras, espere as respostas respostas e explique que algumas palavras estão escritas no grau diminutivo.

Leia algumas palavras que estão escritas na cantiga no grau diminutivo e ao lado a sua escrita normal. Agora, observe algumas palavras na sua escrita normal e o grau diminutivo delas.

Agora, peça aos alunos que leiam a lista de palavras para que observem as regularidades presentes (professor, a lista de palavras pode ser projetada, mas se não for possível, pode ser escrita no quadro).

Converse com os alunos e pergunte quais são as palavras primitivas, ou seja, as palavras que deram origem a outras palavras depois de ter o acréscimo do sufixo.

Ajude os alunos com maior dificuldade a identificar com clareza a palavra no primitivo e a mudança que ocorre com o acréscimo do sufixo.

Questione o que muda na pronúncia das palavras, e quais letras foi preciso acrescentar ao final das palavras para alterar sua pronúncia.

É importante que os alunos observem a relação entre uma escrita e outra, e que essa alteração se deve ao grau diminutivo das palavras.

Questione os alunos sobre a variação da palavra conforme o gênero, para isso faça perguntas como: Quando me refiro a um menino pequeno, como eu devo falar? E quando é uma menina, eu falo como? O que mudou na fala e na escrita de uma palavra para outra? Escreva no quadro ‘menininho’ e ‘menininha’, depois faça a correspondência de letra por letra.

Outra observação importante é sobre a mudança de sentido/significado que se restringe ao grau (diminutivo), é que em algumas situações não significa que é algo ou alguma coisa pequena, em algumas situações a palavra pode retratar uma expressão de carinho, por exemplo: galinho - não quer dizer que o galo seja pequeno, mas uma forma carinhosa de se referir ao animal. Uma situação contrária a essa, é usar o grau diminutivo no sentido pejorativo, por exemplo: ‘Eu não tolero esse povinho’. Por isso é importante inferir no sentido da palavra, na intenção e na entonação que se coloca na fala.

Para levar os alunos a uma reflexão ativa, pergunte como terminam outras palavras no diminutivo, informe que na Língua Portuguesa é nomeado dessa forma. Ouça as colocações dos alunos.

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