MEC_Fundescola
Plano de Aula
Plano de aula: Inho (a); zinho (a)
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -inho(a); - zinho(a)
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compor a formação de palavras a partir do acréscimo do sufixo. Identificar a palavra derivada se a primitiva e o sufixo forem conhecidos.
Materiais necessários:
- Reprodução em cartaz ou em quadro do texto “O pato tira retrato” de Mário Quintana, disponível na coletânea do MEC - Fundescola, página 51. Para acessá-la, clique aqui.
- Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.
Fonte: QUINTANA, Mário. O pato tira retrato. In: ABREU, Ana Rosa (Comp.). Alfabetização: livro do aluno. Brasília: Projeto Nordeste/fundescola/secretaria de Ensino Fundamental, 2000, p. 51. (V.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas).
Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em 01 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é observar a derivação de palavras no diminutivo. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA