Plano de Aula

Plano de aula: Diário: formatação e diagramação do gênero.

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Cartolina ou similar. Caneta cartazista. Decalque (atividades complementares). Tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reproduzir texto do gênero trabalhado, levando em conta suas características e a sequência textual, especificamente, a diagramação textual.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 64 p. n. 1. Conteúdo: v.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas; v.2: contos, fábula, lendas e mitos; v.3: textos informativos, textos instrucionais e biografias. 1. Alfabetização. 2. Ensino fundamental. 3. Escola pública. I. Abreu, Ana Rosa II. Aratangy, Claudia Rosenberg III. Mingues, Eliane IV. Dias, Marilia Costa V. Durante, Marta VI. Weiz, Telma VII. FUNDESCOLA VIII. MEC-SEF. CDD 379.24, disponível em www.dominiopublico.gov.br.

PORTO, Cristina. O diário escondido da Serafina: ilustrações de Michele Iacocca.-4 ed.-São Paulo: Ática, 1999, p.24.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Inicie realizando um levantamento de hipóteses sobre o que os estudantes já sabem sobre o gênero Diário: Quem escreve uma página de diário? Para quem se escreve? Para que se escreve? Sobre o que se escreve? Onde se escreve? Como se escreve? Como, geralmente, os textos se organizam no papel? Anote todas as hipóteses. É bom relembrar que, no slide inicial, há as informações sobre o gênero que devem ser lidas.
  • Faça um fechamento das opiniões, retificando ou ratificando conceitos. Diga-lhes que o gênero diário apresenta elementos constitutivos maleáveis, o autor conta os fatos na ordem que deseja, entretanto, há uma forma, uma silhueta, uma construção textual, uma diagramação específica do gênero que é reconhecida pela sociedade e que o diferencia dos demais gêneros.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos