Plano de Aula

Plano de aula: Diário: reprodução textual

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Folha com pauta.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário.
Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir a formatação e a diagramação do gênero diário; bem como colocar-se no lugar de um personagem de um determinado conto, destacando acontecimentos, histórias, sentimentos, emoções, autonomamente.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

SIDNEY, Abel. Conto ou não Conto?

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a finalidade da aula. Peça aos estudantes que leiam e ouçam muitas páginas de escreventes de diários e que, agora, irão escrever uma página de diário fazendo de conta ser a prima da personagem-narradora da história Conto ou não conto.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos