Atividade para impressão - Conto de Abel Sidney
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: reprodução textual
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Folha com pauta.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário.
Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir a formatação e a diagramação do gênero diário; bem como colocar-se no lugar de um personagem de um determinado conto, destacando acontecimentos, histórias, sentimentos, emoções, autonomamente.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
SIDNEY, Abel. Conto ou não Conto?
Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a finalidade da aula. Peça aos estudantes que leiam e ouçam muitas páginas de escreventes de diários e que, agora, irão escrever uma página de diário fazendo de conta ser a prima da personagem-narradora da história Conto ou não conto.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA