Plano de Aula

Plano de aula: Letra L: onde e como utilizar

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?

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Descrição

Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    projetor de slides; dispositivos conectados à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Padlet (tutorial de como utilizar o Padlet).

  • Materiais diversos:
    Jogo Banco Ortográfico preparado anteriormente a aula. Papelão, papel cartão ou color set, papel contact, peões (os peões devem ser coloridos) podem ser de plástico ou feito em EVA, de preferência um material durável que possa ser utilizado várias vezes).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar o uso do grafema L em seus diferentes valores contextuais: L em final de sílaba, L em início de sílaba, L em encontros consonantais, L em dígrafos e L em plurais.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Antes da aula, confeccione uma base e os cartões com palavras em um tabuleiro de papelão, color set ou papel cartão em tamanho (a definir).

Cole as casas do jogo no tabuleiro e se achar necessário encape com papel contact para melhorar a estética do jogo. Estas casas deverão ter os seguintes nomes: RUAS, AVENIDAS, SORTE ou REVÉS, IMPOSTO, CASA DO L ou U.

Confeccione em papelão (color set ou papel cartão) o banco de palavras, se quiser encape com papel contact ou plastifique de forma caseira.

• Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.

• L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu, carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.

• L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.

• L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.

• L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou estejam em processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

As mil e uma histórias de Manuela.

Projete o slide e peça que um aluno leia o trecho do texto em voz alta.

Sugira que os alunos que escrevam no caderno todas as palavras com L: mil, Manuela, livros, principalmente, limão, completar, biblioteca.

Organize coletivamente uma lista no quadro e faça perguntas reflexivas:

- Qual a semelhança destas palavras?

- Em que elas se assemelham? Por quê?

- Podemos classificá-las por grupos?

- Quais palavras ficariam em um grupo?

- Quais palavras poderiam ficar em outro ou em outros grupos?

- Como você organizaria estes grupos?

Espera-se que os alunos digam que a semelhança entre as palavras é a letra L e as palavras podem corresponder aos seguintes agrupamentos de acordo com a posição que ocupa na sílaba: L no início de sílaba, L no final de sílaba e L juntamente com outra consoante (encontro consonantal), organizando coletivamente as palavras de acordo com sua regularidade.

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