Atividade para impressão - Banco de Palavras
Banco de Palavras
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?
Esta sequência tem como foco a análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos aqui!
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Antes da aula, confeccione uma base e os cartões com palavras em um tabuleiro de papelão, color set ou papel cartão em tamanho (a definir).
Cole as casas do jogo no tabuleiro e se achar necessário encape com papel contact para melhorar a estética do jogo. Estas casas deverão ter os seguintes nomes: RUAS, AVENIDAS, SORTE ou REVÉS, IMPOSTO, CASA DO L ou U.
Confeccione em papelão (color set ou papel cartão) o banco de palavras, se quiser encape com papel contact ou plastifique de forma caseira.
• Encontro consonantal: BL = bíblia, Pablo, emblema, blusa, problema, público, biblioteca, bloco, publicação, neblina, blusão; clima, bicicleta, ciclo, clínica, chiclete, Cláudia, classe, motocicleta, reclamar, claro; FL= flor, Flávio, floricultura, flanela, aflição, flauta, floresta, flamengo, flúor, flecha; GL = globo, Glória, Inglaterra, anglo, glicose, iglu, glicemia; PL = placa, planta, planejamento, diploma, pleno, plural, placar, planeta, plano; TL = atleta, atlas, atletismo, atlântico.
• L/U: varal, policial, cacau ,degrau, mingau, sarau, pica-pau, curau, sideral, barril, troféu, carnaval , berimbau, hotel, funil, degrau, numeral, punhal, mel, girassol, pardal, automóvel, jornal, chapéu, pincel, céu, litoral, anel, caracol, sol.
• L início da palavra ou da sílaba: lata, leão, lixo, livro, leite, lobo, lua, luva, laço, balaio, beleza, cebola, óleo, palácio, colega, família, colisão, desligar, palito, fertilizante, alimento, loja, Zulu, Omolu, Zilú.
• L em final de sílaba ou palavra: altar, papel, algodão, alça, avental, quintal, quartel, cascavel, papel, alto, azul, último, futebol, alfinete, difícil, ultraje, Brasil, fiel, carretel.
• L no dígrafo LH: milho, trilha, toalha, aparelho, bilhete, agasalho, batalha, colher, olhos, orelha, mulher, malhado, malha, batalha, coelho, joelho, lhama.
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler e escrever convencionalmente ou estejam em processo de aquisição, proponha duplas de saberes heterogêneos e utilize perguntas e reflexões coletivas para que os alunos consigam perceber e utilizar as regularidades contextuais.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Projete o slide e peça que um aluno leia o trecho do texto em voz alta.
Sugira que os alunos que escrevam no caderno todas as palavras com L: mil, Manuela, livros, principalmente, limão, completar, biblioteca.
Organize coletivamente uma lista no quadro e faça perguntas reflexivas:
- Qual a semelhança destas palavras?
- Em que elas se assemelham? Por quê?
- Podemos classificá-las por grupos?
- Quais palavras ficariam em um grupo?
- Quais palavras poderiam ficar em outro ou em outros grupos?
- Como você organizaria estes grupos?
Espera-se que os alunos digam que a semelhança entre as palavras é a letra L e as palavras podem corresponder aos seguintes agrupamentos de acordo com a posição que ocupa na sílaba: L no início de sílaba, L no final de sílaba e L juntamente com outra consoante (encontro consonantal), organizando coletivamente as palavras de acordo com sua regularidade.
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