Resolução da atividade - Atividade modelo: tabela de regularidades contextuais
Atividade modelo: tabela de regularidades contextuais
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Onde está a letra L?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas no uso do L.
Orientações:
Materiais necessários: Figuras trazidas pelos alunos, papel cartão, plástico transparente, papel ofício (folha de sulfite), ferro de passar roupas, cópias de folha impressa e um artefato que gire, um pião ou um pião caseiro feito com tampinha de garrafa e palito de dente.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.
b) Para que os alunos cheguem à conclusão das regularidades da letra L utilize perguntas e reflexões coletivas.
c) Caso os alunos não identifiquem as regularidades utilize meios de melhor visualização, como grifar, circular, marcar.
Referências:
ABREU, Ana Rosa et al. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol.1, p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acesso em: 28 de setembro de 2018.
BALAVALA. 4 maneiras criativas para criar um pião. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ypLBPOYG-zI. Acesso em: 15 de outubro de 2018.
BEBETH, Cantinho da Eliza. Plastificando em casa com ferro de passar roupas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SIMFsvDAnSQ. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 18 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap. Acesso em 19 de agosto de 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade II – Palavra cantada: Desvios dos padrões de escrita: interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. 80p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).