Plano de Aula

Plano de aula: Aprendendo com cartas de baralho

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e espaço amostral

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.



Conceito-chave

Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.



Conhecimentos prévios

Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)

Noção de aleatoriedade.



Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • 6 jogos de cartas de baralho;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo da aula
Objetivo da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA