Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: E agora! É paralelepípedo ou cubo?
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos geométricos
Descrição
Sobre o plano - MAT3_16GEO03 - E agora! É paralelepípedo ou cubo?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisor Pedagógico: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA14) Reconhecimento e analisar figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides, bloco retangular, prisma de base triangular, faces, arestas e vértices, planificação)
Objetivos específicos
- Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
- Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.
Conceito-chave
Cubo e paralelepípedo, semelhanças e diferenças.
Recursos necessários
- Régua;
- Caixinhas de diferentes tamanhos e em formatos de cubos e paralelepípedos;
- Lápis,
- Tinta guache de duas cores pelo menos;
- Embalagens de produtos que representem um cubo e um paralelepípedo,
- Folhas das atividades (impressas ou passadas no quadro);
- Datashow ( opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as faces de um cubo e de um paralelepípedo;
- Explorar as diferenças e semelhanças entre o cubo e o paralelepípedo.
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete este slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA