Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_16GEO02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Moldes impressos ou desenhados em folha A4.
Tesoura e cola
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular. Essa atividade principal é realizada em duas etapas: a de mão na massa e de exploração. Recomendamos começar com a exploração em que os alunos terão que comparar dois sólidos geométricos: o prisma de base triangular e a pirâmide de base quadrangular. Os alunos irão precisar montar esses dois sólidos em casa. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), converse com os alunos e mostre alguns dos materiais que eles podem utilizar para montar os sólidos. Você pode disponibilizar os moldes para essa montagem por arquivo ou pedir que observem, usem a régua e desenhem. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode gravar um vídeo mostrando os materiais, os moldes e explicando como construir esses sólidos pelos moldes ou desenhando. Caso não consiga, pode gravar um áudio ou escrever um texto e mostrar os moldes por meio de imagens. Explique para os alunos que eles podem utilizar outros materiais além dos citados. Depois da montagem, apresente a tabela de comparação para os alunos por imagem e peça que eles a completem. Eles podem completá-la em grupos através de um documento compartilhado (Google Docs) com os grupos. Podem também copiá-la no caderno para respondê-la. Os alunos podem completar a tabela também individualmente e compartilhar o que descobriram com os colegas falando se estiverem ao vivo, ou por texto ou áudio se for por WhatsApp.
Na segunda etapa da atividade, os alunos precisam da imagem das planificações incompletas para que possam completá-las. Você pode disponibilizar por print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal. Explique a atividade por vídeo, áudio ou texto e peça que os alunos utilizem os sólidos que montaram para auxiliá-los a perceber as partes que estão faltando nas planificações. Os alunos podem desenhar as planificações no caderno e completá-las. Depois, podem disponibilizá-las por fotografias e um áudio ou texto explicando as estratégias que utilizaram para completar as planificações.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar as suas tabelas ou você pode compartilhar uma tabela e ir completando com as informações que os alunos forem trazendo. Peça que os alunos compartilhem as imagens das planificações que completaram. Se você achar necessário, compartilhe o slide de resolução para que eles comparem com as tabelas e os desenhos que realizaram nos cadernos, complementando-os. Peça também que os alunos expliquem as suas estratégias por meio de áudios, textos e até mesmo vídeos.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usada por sua escola para interagir com os alunos.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os sólidos geométricas em objetos que há em casa e pedir que os agrupem, classifiquem e façam comparações. Podem pedir que os alunos desmontem diferentes tipos de caixas para observar as planificações. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.