Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar eixo de simetria em figuras e formas planas
Plano 3 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Reconhecimento de figuras planas e suas propriedades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Graziela Lavor Dantas
Mentor: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).
Objetivos específicos
Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.
Conceito-chave
Simetria e eixo de simetria.
Recursos necessários
- Caderno.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Papel dobradura.
- Espelhos para manuseio das crianças, tamanho pequeno.
- Lápis coloridos.
- Régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.
Aula
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o Plano” confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA