Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Formas geométricas
Jogo: Formas e desenhos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras geométricas planas presentes nas diversas configurações da brincadeira de Amarelinha. Você pode compartilhar a imagem das amarelinhas com os alunos via WhatsApp ou similar. A atividade pode ser enviada antes da atividade principal e da aula síncrona. Os alunos podem responder pela mesma via, dessa forma, você pode avaliar os alunos que ainda não conseguem identificar todas as figuras planas geométricas da imagem e prepará-los melhor para a atividade principal.
Atividade principal
A atividade principal está dividida em dois jogos. Recomendamos a execução do primeiro, pois o segundo envolve uma brincadeira na sala de aula ou no pátio, o que não é possível no momento. O foco desta atividade principal é explorar e Identificar formas planas em algumas brincadeiras comuns do dia a dia dos alunos. Os alunos precisam ter acesso às regras do jogo e as partes dele. Elas podem ser impressas com as partes dele, ou projete o slide caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets). Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode tirar um print do slide das regras ou enviar o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar para que eles possam imprimi-la ou copiá-la. Você pode gravar também um vídeo mostrando e demonstrando como se joga o jogo, dessa forma, fica mais fácil para os alunos aprenderem as regras. O jogo deveria ser jogado em duplas, entretanto, recomendamos formar grupos de 4 a 5 alunos pelo WhatsApp ou pelo Zoom. Esses grupos podem ser fixos para que seja mais fácil a sua administração, pois você deve fazer parte de todos os grupos e passar por todos eles na hora da atividade para verificar se o trabalho do grupo está sendo produtivo. Caso não seja possível fazer os grupos, peça que os alunos joguem consigo mesmos ou com alguém de sua família. Depois, peça que os alunos façam um desenho do jogo em seu caderno e escreva o que aprenderam com ele.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os grupos ou os alunos individualmente podem apresentar seus desenhos por meio de fotografias (que podem se transformar em um álbum virtual) e que compartilhem o que aprenderam com essa atividade. O compartilhamento pode ser por áudio ou texto.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma as figuras geométricas na brincadeira de Amarelinha e pede a eles que criem uma amarelinha utilizando figuras geométricas. Será divertido compartilhar as amarelinhas criadas pelos alunos e, quem sabe, brincar com elas quando as aulas voltarem a ser presenciais. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode participar fazendo duplas com os alunos e ajudando-os tanto na confecção do jogo quanto ao jogá-lo e discutir as suas soluções e estratégias. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.