Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Horas e minutos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre dias, horas, minutos e segundos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: José Ricardo Azevedo da Silva
Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
Objetivos específicos
- Compreender que as unidades de medidas de tempo horas e minutos podem representa o início ou fim de uma atividade proposta;
- Identificar início, término ou duração de uma atividade;
- Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento.
Conceito-chave
- Relação entre horas e minutos;
- unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração.
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Cartelas numeradas para imprimir;
- Cartaz dos relógios analógicos para impressão;
- Cartaz dos relógios digitais para impressão;
- Atividade principal impressa;
- Atividade complementar impressa;
- Atividade raio x impressa;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender que as unidades de medidas de tempo horas e minutos podem representa o início ou fim de uma atividade proposta;
- Identificar início, término ou duração de uma atividade;
- Realizar cálculos para obter o total da duração de um evento.
Aula
Resumo da Aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula. Clique aqui e acesse Sobre o Plano.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA