Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos Necessários
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com os alunos, como: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Recursos Opcionais:
Ábaco virtual (disponível aqui);
Ábaco;
Ábaco de macarrão (disponível aqui);
Fichas sobrepostas;
Cartelas sobrepostas (disponível aqui);
Quadro de unidades;
Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal.
Aquecimento
Apesar do foco ser a atividade principal, o aquecimento é que coloca a situação problema completa para o aluno. Portanto, comece por ele para introduzir a atividade principal ou adapte-a com o início da situação problema, para que o aluno possa acompanhá-la.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos devem efetuar a leitura da situação problema. Se estiver em um momento de aula síncrona (como no Zoom ou Google Meet), pode apresentar o slide para os alunos, deixar que eles leiam a situação problema e compartilhem as hipóteses e conclusões, conversando ou por meio do bate-papo. Caso tenha acesso a quadros virtuais, como o Whiteboard ou o Jamboard, você pode compartilhar a tela e fazer as anotações do que os alunos forem conversando.
Caso não tenha internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno, fazer o levantamento de hipóteses, explicar o raciocínio, colocar as conclusões no caderno e enviar para você. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Ressaltamos que, nesse período e devido ao isolamento social em muitos lugares no Brasil, essa seria a última das opções. Nesse momento, é importante que os alunos tentem encontrar a solução sozinhos com base no próprio raciocínio, sem receber as respostas prontas.
Discussão das soluções
Compartilhe o que os alunos descobriram e à quais conclusões chegaram para que você possa avaliar qual foi o raciocínio de cada um e quem ainda apresenta dificuldades com as regras do sistema de numeração decimal. É importante que a discussão seja realizada com a sua mediação, mas sem entregar as respostas. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar o slide e: construir e mostrar um ábaco com sucata; utilizar o ábaco virtual; utilizar fichas sobrepostas, que podem ser construídas pelos alunos em alguma etapa anterior; ou fotografar o slide e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação.
O ábaco e as fichas sobrepostas, assim como o material dourado, ajudam muito na significação da aprendizagem do princípio posicional dos números. Através do manuseio desses materiais, o educando perceberá melhor o sistema de numeração e as técnicas operatórias. Quanto ao quadro de unidades, você pode sugerir que desenhem no caderno e representem os números desta forma. Os alunos podem enviar as análises e conclusões pelo mesmo meio através de fotografias. Se for possível, peça para os alunos formarem os números no ábaco virtual, para que possam praticar. Uma sugestão é o jogo das cartelas sobrepostas (disponível aqui) em que os alunos irão praticar o que aprenderam.
Sugestao de vídeo: Como trabalhar o quadro valor de lugar (QVL)? (disponível aqui)?| Minuto Mathema
Sistematização
É importante dar uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio, pelo compartilhamento do slide ou da fotografia do slide pela via de comunicação escolhida, para fechar a atividade e os alunos compreenderem que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou em outra aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Se possível, peça para usarem o ábaco virtual para resolvê-la.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao redor nas atividades escolares. Mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é propondo desafios numéricos, como: o da casa de Thiago e propondo algarismos para que formem números. O ábaco virtual é uma possibilidade a ser explorada em família assim como o jogo das cartelas sobrepostas.