Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos necessários
Estojo, papel ou caderno do aluno, para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Whatsapp, e-mail ou impressão.
Recursos opcionais
- Ábaco virtual (disponível aqui);
- Ábaco;
- Ábaco de macarrão (disponível aqui);
- Ábaco caseiro (vídeo instrucional - disponível aqui);
- Botões coloridos ou tampinhas de refrigerantes coloridas;
- Celular, computador ou tablet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos devem efetuar a leitura da situação problema. Caso esteja em um momento de aula síncrona (no Zoom ou Google Meet), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e compartilhem hipóteses e conclusões durante a conversa.
Se não for possível realizar um momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via Whatsapp ou e-mail. Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Ressaltamos que, nesse período, devido ao isolamento social de muitos lugares no Brasil, essa seria a última das opções.
Em qualquer uma das opções de aula, é interessante que os alunos tenham algum material concreto para trabalhar. Nessa situação, é utilizado um ábaco.
Você pode mostrar como fazer um ábaco caseiro em uma atividade anterior. Os alunos também podem realizar a atividade com o ábaco virtual, caso tenham acesso à internet, ou utilizar botões e tampinhas de cores diferentes empilhadas em uma folha de papel com a indicação das ordens.
Discussão das soluções
Compartilhe o que os alunos descobriram e a quais conclusões chegaram para que eles consigam escutar os outros e compartilhar estratégias.
Se a aula for síncrona, você pode compartilhar o slide e os alunos explicar as conclusões e estratégias.
Se for por WhatsApp ou e-mail, encaminhe o slide 7 por fotografia ou print com os questionamentos sobre a atividade, para que os alunos possam responder individualmente e, depois, em um momento de interação, compartilhar áudios, vídeos ou por escrito.
Guie as discussões e não ofereça as respostas.
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo ou áudio, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, discutiram e conversaram, eles construíram uma aprendizagem que foi significativa.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Se possível, peça para usarem o ábaco virtual ou as tampinhas para resolvê-la.
Convite às famílias
As famílias são muito bem-vindas para colaborar com o aprendizado dos alunos, entretanto, devemos perceber que muitos familiares podem estar ocupados com outros afazeres, além de não serem professores de matemática. Estimule que os alunos compartilhem a situação problema com a família para ouvirem diferentes estratégias e soluções. Dessa forma, eles podem confrontar com as próprias estratégias e soluções.