Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_22GRM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Cédulas de brinquedo.
Jogo: Quebra-cabeça cédulas
Jogo: Caça-moedas
Jogo da memória: cédulas
Jogo da memória: moedas
Jogo: Quanto custa?
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o sistema monetário brasileiro. Você pode narrar a situação problema em forma de áudio ou vídeo, e enviar para os alunos somente a imagem com o balão em que a professora mostra as quantidades de cédulas que João irá separar. Você pode tirar um print do slide 5 e enviar para os alunos de forma remota (por WhatsApp, por exemplo), para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder à situação. Os alunos podem registrar se é possível fazer como João deseja e que analisem as cédulas que serão usadas. Eles podem responder através de áudio ou por escrito. Peça que os alunos complementem as resoluções e conclusões dos colegas e que levantem novos questionamentos.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a comparação e a equivalência de valores monetários. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal presente no slide 7. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), apresente a sequência dos slides e siga as orientações da atividade com a turma. Eles devem copiar a atividade no caderno e podem responder às questões levantando a mão, abrindo o seu microfone ou pelo bate-papo. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode fotografar o slide 7 ou enviar o arquivo da atividade principal pela mesma via para que os alunos tenham acesso, e possam imprimi-la ou copiá-la e respondam pelo mesmo meio. Outra opção é utilizar cédulas de brinquedo. Os alunos podem imprimi-las ou desenhá-las, desta forma eles poderão utilizar material concreto para manipular e encontrar as quantias necessárias para pagar os lanches mostrados nos slides. Incentive que os alunos compartilhem as suas soluções. Questione:
- Quais informações vocês julgaram importantes para a resolução da situação- problema?
- Qual o critério que vocês usaram para escolher os lanches?
- Além dessas possibilidades de cédulas e moedas, existem outras combinações de cédulas ou moedas que representam o mesmo valor?
- E se vocês tivessem o dobro do valor, os outros lanches vocês poderiam comprar?
Os alunos podem responder os questionamentos pelo mesmo meio, através de fotografias, áudios ou textos.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide 9 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, de áudio ou mesmo de vídeo se quiserem mostrar seus desenhos e como pensaram.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.
Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação com os alunos utilizando, inclusive, as cédulas de brinquedo. Podem também fazer outras simulações com produtos de casa para que os alunos utilizem esse dinheiro para pagar.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Grave um áudio, um vídeo ou envie uma mensagem à família explicando como ela pode ajudar os alunos nessa organização e na resolução da atividade.