Plano de Aula

Plano de aula: Misturas homogêneas e heterogêneas

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas

mais ações

Habilidades BNCC:

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a sexta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o site:

Materiais necessários para a aula: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade.
Neste momento, você pode retomar o que foi trabalhado no plano CIE4_01ME03, em que os alunos trabalharam com materiais que eram solúveis na água.