Plano de Aula

Plano de aula: Agroindústria e a integração entre o campo e a cidade

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04 - Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor ou esquema da agroindústria impresso um por aluno; folhas de papel cortada ao meio, uma por dupla; cópias da atividade “Noticiando a Agroindústria” onde será elaborada a manchete e parte da notícia, uma por dupla.

Material complementar:

Esquema da agroindústria. Caso você queira ampliar o esquema é possível trazer imagens para ilustrar os processos e atividades da agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8PJTsx3CH5YEn9FV5EgUS4D6zv3EckvuU7wzSZpUpfNw5HJBCzgUQdc8NsyM/geo4-04und03-contextualizacao-esquema-agroindustria.pdf

Atividade “Noticiando a Agroindústria” - Ação Propositiva - Elaboração de Manchete

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyDdAdWXdt8vVuX9nc6aAjaYJAh5yRKzAHAVKH7z5qxq8eSQadTWVvyYPNHt/geo4-04und03-acao-propositiva-noticia.pdf

Para você saber mais:

Texto “Conhecendo a estrutura do gênero textual notícia” - O texto é uma coletânea de obras que apresentam a definição do que é o gênero notícia e a sua estrutura.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/txqEcG7N9QXYfD6fGqxTVgZ6Ce3TNvgXVSh4eR7VwRVVyFPTfSQycSQWbExj/geo4-und03-a-estrutura-do-genero-noticia.pdf

Trecho com a definição do termo agroindústria.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M4VmevnXgFqwefPJHGJzGQwcHye9C6ayWSDyt8fGWRHyYBGfKF7d84qQXsTd/geo4-04und03-conceito-de-agroindustria.pdf

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as principais atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula, aproveite o momento para comentar com os os alunos, que eles compreenderão o que é a agroindústria e como ela proporciona a associação de atividades agrícolas relacionadas ao campo (espaço rural) com atividades industriais tipicamente relacionadas a cidade (espaço urbano).

Contextos prévios: Para o bom desenvolvimento da aula é necessário que os alunos já consigam identificar as atividades econômicas preferencialmente realizadas no campo (agricultura, pecuária, extrativismo) e na cidade (indústria, comércio e serviços), para então compreender a agroindústria e a interdependência entre os espaços que ela revela.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS