Plano de Aula

Plano de aula: Os processos de produção no campo e na cidade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE04- Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula será desenvolvido com a turma o seguinte objetivo de aprendizagem: Reconhecer a relação campo e cidade a partir da identificação da cadeia produtiva dos produtos que consumimos. Para que os alunos consigam atingir o objetivo de aprendizagem proposto será necessário trabalhar as ideias de produção, transformação, comercialização e consumo, ou seja, a cadeia produtiva de alguns produtos que consumimos.

Materiais necessários: Os alunos deverão ser avisados com antecedência para levar embalagens de alimentos que consomem no dia a dia. Providenciar equipamento de projeção de som e imagem.

Material complementar:

Contextualização - Cadeia Produtiva do Leite

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dKmveZrRwQjKcPxjfHB8GkUCSYNzuZGzZ84gVBCfDcHpdqKYDkpnVGVFnMzY/geo4-04und01-contextualizacao-infografico-cadeia-produutiva-do-leite.png

Ação propositiva - “Cadeia Produtiva” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AQ9M2YjR4GwtumWDtCHB69WWYw3uEbCu3N56QHacJmTjQZtYjYqh6EJNmkFm/geo4-04und01-acao-propositiva-cadeia-produtiva.pdf

Sistematização - Cadeia produtiva do pão e da banana https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/j9kQVMVVterzWTeFaTAMchB3UGfTras7cEEFj9bDSfsFCFYnZUpw4SD3dUQU/geo4-04und01-sistematizacao-cadeias-produtivas.pdf

Sistematização - Fichas descrevendo as etapas de cada um dos produtos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AgtgeM4PWrXZnPFZg43XDA4KPZmjpVgBy3b849GfJyy8K4ew6ct2TCeYzhuY/geo4-04und01-sistematizacao-fichas.pdf

Para você saber mais:

No Atlas da Questão Agrária Brasileira é possível identificar o principais produtos agropecuários produzidos no Brasil, eles estão representados em mapas e tabelas. O documento encontra-se disponível no link

http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/agropecuaria.htm#lavouras_temporarias

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para turma, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou em cartaz. A ideia é destacar com a turma que na aula será trabalhado sobre os produtos alimentícios que consumimos e qual a sua procedência e etapas de produção, sempre considerando a interdependência entre campo e cidade.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados