GEO4_09UND02 - Ação Propositiva (Cartas)
Plano de Aula
Plano de aula: Uso dos pontos cardeais no globo terrestre
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: elementos constituintes de mapas.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor ou reportagem impressa (em número suficiente para os alunos acompanharem em duplas), globos terrestres (um por grupo) ou globos (tantos quantos possível) e mapas múndi (para os demais grupos), mapas com os municípios citados na reportagem impressos (um por grupo), Rosa dos Ventos impressa (uma por grupo), fichas de registro (uma por grupo), papel e material para escrita e desenhos.
Material complementar:
Contextualização - Reportagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HHnNN3sZH9H3MxC5mubpM6EFxQ3J2uUjrrdkuKzbStXZQaR5zxdy6zJeQmT6/geo4-09und02-contextualizacao-reportagem-para-impressao.pdf
Problematização - Mapa múndi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kKk77MmdkZ6t3uZEjB9QU5VsqcaKAeCPSEJZdRzZNaznUdqKGUPBfx9UkZKM/geo4-09und02-problematizacao-mapa-mundi.pdf
Problematização - Mapa com os municípios citados na reportagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MxHkhee3drXVZtbBjJV2Z2r3Dkwc9EJHgb5tTpqqkmCkHjEH9fUn5FHDpqv8/geo4-09und02-problematizacao-municipios.pdf
Ação propositiva: Cartas para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ZWU2Tgtyh6ZrmuFYFnCaUxdnQcy7uHq9VQnTpQYmHQ4SHeKEyC4swFtppkD/geo4-09und02-acao-propositiva-cartas.pdf
Ação propositiva - Tabela de registro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q7hk2KWV75u3XcEp6K9gATY7CFu2frcnh5Gm2YW9wfzpaztVWaaPkAaPBX4v/geo4-09und02-acao-propositiva-tabela-de-registro.pdf
Ação propositiva - Rosa dos Ventos para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3STs7tR8hDNas3kFeTNs2qeBy36m9pzWWfW7EDAUH3UsSWrQXTXDUXyDSz63/geo4-09und02-acao-propositiva-rosa-dos-ventos.pdf
Link para o mapa:
https://www.google.com/maps/@-15.3425979,-75.8439988,4z?hl=pt-BR. Acesso em 28/11/2018.
Para você saber mais:
- CARVALHO, Edilson A. de; ARAÚJO, Paulo César de. O globo terrestre e seu uso no ensino de geografia. Disponível em http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Leituras_Cartograficas_II/Le_Ca_II_A06_MZ_GR_260809.pdf (Acesso em 01/12/2018)
- GARCÊS, Bruno. Galeria de ideias. Disponível em http://brunolearningjournal.blogspot.com/p/gallery-walk.html (Acesso em 01/12/2018)
- Os pontos cardeais e suas subdivisões, de FREITAS, Eduardo de. Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-pontos-cardeais-suas-subdivisoes.htm (Acesso em 11/11/2018)
Contextos prévios: É recomendável que os alunos já tenham explorado a Rosa dos Ventos e que conheçam as direções cardeais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que eles irão analisar direções de rotas aéreas utilizando o globo terrestre e os pontos cardeais.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS