Plano de Aula

Plano de aula: A agricultura na antiga Mesopotâmia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de História, EF04HI05 que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Atividades impressas; dicionário; projetor.

Material complementar:

Problematização, acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YktjJF8RU7PW5b3WXxwqVQk4VBW84XBQwtVTVRBPxn9WbxsufKBSvWKmBNdB/his4-05und04-problematizacao-imagem-do-slide.pdf

Proposta da atividade disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E7ytx3X8RBPZTNdC8ebHXycARKFe6ZprscU2AK46CbuSquJXqknj5tXMs3Nk/his4-05und04-sistematizacao.pdf

Trechos dos textos para a proposta de leitura (problematização). Acesso em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PXWbEsUWpfybAMBbjnBVjt7KNkfY7yHhY73eCqtU3QfGJV5AaRDrQQ7NAfAP/his4-05und04-problematizacao-textos.pdf

Fonte das imagens:

Agência Brasil. População ribeirinha do Pará, de Antonio Cruz. Disponível no link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29920077. Acesso em: 15 fev. 2019.

GALEGO. Mapa do crescente fértil de EINSTEIN DERIVATIVE (adaptado). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26169754 . Acesso em: 10 fev. 2019.

TARUR, A. Mapa dos Continentes, obra do próprio, CC0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42160943. Acesso em: 20 fev. 2019.

REFON. Horta, CC BY 2.5.(adaptada). Disponível no link:

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=951925. Acesso em: 02 mar. 2019.

Para você saber mais:

Este plano de aula propõe o trabalho de aproximação com os povos que viveram no passado distante na Mesopotâmia. A Mesopotâmia é uma das regiões do chamado Crescente Fértil, por estarem próximas aos rios: Tigre, Eufrates e Nilo, que possuem vazantes em determinados períodos do ano, fertilizando o solo. O “desenho” de sua localidade no mapa assemelha-se à uma Lua crescente, derivando desse fato o termo.

Os povos que viveram na localidade se beneficiaram da fertilidade do solo para a prática da agricultura, e para solucionar os desafios para o plantio em alguns lugares desenvolveram técnicas importantes (barragens, reservatórios e canais de irrigação). Inventaram o arado e a roda e tiveram a ideia de utilizar animais na atividade.

A atividade agrícola estabeleceu a divisão do trabalho: as mulheres semeavam, e cuidavam da plantação e da alimentação; aos homens cabia a colheita. Faziam uso dos recursos hídricos para navegação e o comércio. O excedente da produção agrícola era alguns dos produtos que eram comercializados com os povos vizinhos.

ABRIL. Arado, Super Interessante. 31 ago. 2006. Disponível no link:

https://super.abril.com.br/comportamento/arado/ . Acesso: 15 fev. 2019.

MORIN, Júlia. Ribeirinho. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível no link:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1053:ribeirinhos&catid=52:letra-r . Acesso em: 10 fev. 2019.

RODRIGUES, P.E. Crescente Fértil. InfoEscola. Disponível no link:

https://www.infoescola.com/geografia/crescente-fertil/. Acesso em: 14 fev. 2019.

SILVA, D.N. Mesopotâmia e os povos mesopotâmicos. História do mundo. Disponível no link:

https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/mesopotamia.htm. Acesso em: 14 fev. 2019.

SÓ HISTÓRIA. "Mesopotâmia: o berço da civilização". Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2019. Consultado em 14/02/2019 às 15:28. Disponível no link:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/. Acesso em: 14 fev. 2019.

TURCI, E. Civilizações hidráulicas - Mesopotâmia. Educação UOL. Disponível no link:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/civilizacoes-hidraulicas-mesopotamia.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 14 fev. 2019.

Vídeo: Mesopotâmia De nômades a agricultores 15. Disponível no linK:

https://www.youtube.com/watch?v=uP3HBHNUb-g. Acesso em: 14 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para a turma, projete o slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva. Pergunte o significado da palavra mesopotâmia. Convide um voluntário para ler o significado no dicionário. Segundo o dicionário Michaelis significaregião que fica entre rios”.

Faça o registro da definição no quadro. Pergunte quando eles acham que esses povos eram. Ajude a turma a explorar suas hipóteses temporais para que percebam que se trata de povos do passado distante. Peça que releiam o objetivo e abra para comentarem o que entenderam.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS