Problematização - textos
Plano de Aula
Plano de aula: Maias - agricultores da antiguidade americana
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor;
Atividades impressas;
Dicionário.
Material complementar:
- Trechos dos textos para a proposta da atividade de leitura (problematização), acesso em:
- Cartelas para o jogo: Colaborando (sistematização), acesso em:
- Regras do jogo (sistematização), acesso em:
Fontes das imagens:
- Mapa da localização da civilização Maia: Autor Sémhur, disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maya_civilization_location_map-blank.svg. Acesso em: 16 jan. 2019.
- Mapa histórico dos territórios habitados por povos de língua maia, Por Yavidaxiu - Trabajo propio. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_maia#/media/File:Mayas.png. Acesso em 20 jan. 2019.
- Representação do calendário Maia, Sandro Castelli, banco de imagens da NOVA ESCOLA. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia. Acesso em: 06 jan. 2019.
Para você saber mais:
Este plano irá abordar um dos aspectos da população Maia, uma das mais importante civilizações do passado distante. A civilização Maia pertence a Mesoamérica, do período pré-colombiano. Sua população se estendeu por um vasto território e tinha na agricultura a base de sua economia. Esse será o aspecto que será abordado com maior ênfase. Entre os principais produtos que cultivavam estão o milho e o cacau. Conseguiram realizar o plantio em diferentes terrenos, superando e solucionando adversidades, entre elas a falta d’água e os declives.
Texto: Civilização Maia tinha um método sustentável para gerenciar. Núcleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS. Disponível no link:
http://www.ufrgs.br/nuparq/news/civilizacao-maia-tinha-metodo-sustentavel-para-gerenciar. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda um pouco da engenharia dos Maias para solucionar o problema da água para agricultura e abastecimento.
Texto: Descoberta de 6 mil construções revoluciona estudos sobre o povo Maia. Revista Galileu. Disponível no link:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/09/descoberta-de-60-mil-construcoes-revoluciona-estudos-sobre-povo-maia.html. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias. Escola Kids Uol. Disponível no link:
https://escolakids.uol.com.br/historia/maias.htm. Acesso em 26 jan. 2019.
De forma simples e clara o texto aborda diversos aspectos da população Maia.
Texto: Maias. Só História. Aborda a formação e organização da população Maia. Disponível no link:
https://www.sohistoria.com.br/ef2/maias/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias: descubra a civilização mais avançada da América Latina. Hipercultura. Disponível no link:
https://www.hipercultura.com/civilizacao-maia/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto apresenta a formação, as fases, a cultura, as invenções e outros aspectos da população Maia.
Texto: Mistérios e tecnologia avançada dos Maias encantam o mundo. Revista Globo Rural. Disponível no link:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/09/misterios-e-tecnologia-avancada-dos-maias-encantam-o-mundo-ate-hoje.html. Acesso em 26 jan. 2019.
O texto mostra como era avançada a tecnologia Maia utilizada na agricultura para aquele tempo.
FAPESP. Barragem dos Maias. Disponível no link:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/10/barragem-dos-maias/. Acesso em 26 jan. 2019.
O texto aborda e ilustra a engenharia dos povos Maias na cidade e Tikal para solucionar o problema da água.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e faça a leitura coletiva. Indague o que a turma entende do termo: população. Utilize o dicionário se a turma tiver dificuldade para entender o termo. Convide um aluno para ler para a turma o significado da palavra no dicionário. Chame a atenção dos alunos para duas definições mais adequados para esse momento: segundo o dicionário Aurélio “população” significa “pessoas que vivem num determinado lugar; conjunto de seres humanos que possuem uma característica particular”.
Pergunte para a turma qual seriam as características comuns da população Maia. Valide ou informe que entre as características comuns dessa população estavam a língua e os costumes. Leia novamente para a turma o objetivo da aula. Questione a turma sobre a importância da agricultura para a população Maia. Registre as hipóteses da turma no quadro.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS