Plano de Aula

Plano de aula: As festas tradicionais e sua continuidade na cultura dos povos das cidades brasileiras

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações locais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, papel sulfite, tinta e lápis de colorir. Livros, revistas, fontes de pesquisa que tratam sobre a festa do Rosário (previamente selecionados), livros da biblioteca.

Material complementar:

Texto problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZwCgaa8ETna7s77pmhhZ2bN4mbBD4GzpPNZQaGpZ9Fkv4anHU4bpK4ajv4AJ/his4-03und04-texto-problematizacao.pdf

Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k4jUhmzYNssWWHPNnX3auTseVC8hgJC6hB6XWTyGzuu9zdqsX3Zuc4MXpDvQ/his4-03und04-fotos-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer a história da Folia de Reis assista: https://www.youtube.com/watch?v=LpQgSe7Pem8 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Sobre a festa do Rosário: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645765/13064 (Acesso em 4 de abril de 2019)

Leia sobre as festas populares por regiões: http://www.brasil.gov.br/noticias/turismo/2018/07/festas-populares-movimentam-economia-do-pais (Acesso em 4 de abril de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos para pensarem sobre os festejos que acontecem em sua cidade.

Chame atenção do grupo para a existência de diferentes festas populares e que elas guardam aspectos da cultura dos povos em espaços distintos.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados