PROBLEMATIZAÇÃO - mapa antigo
Plano de Aula
Plano de aula: As navegações em diferentes tempos
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: lápis de escrever e coloridos, globo ou mapa-múndi, e cópias (para cada dupla) do arquivo “HIS4_02UND07 - SISTEMATIZAÇÃO - comparando navegações”. O arquivo tem 4 páginas, e em cada uma delas tem uma tabela diferente. Cada dupla receberá uma tabela aleatoriamente, portanto o número de cópias de cada página dependerá da quantidade de duplas.
Se não usar projetor, será necessário quadro, pincel para quadro ou giz e 1 cópia dos arquivos “HIS4_02UND07 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa antigo” e “HIS4_02UND07 - PROBLEMATIZAÇÃO - Junco”.
Material complementar:
“HIS4_02UND07 - PROBLEMATIZAÇÃO - mapa antigo”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YxWj3NyMEjSUa9TAabB8heuchphzeZ8EmeuT8npgr7yczrCq9N69Zpj9t7bY/his4-02und07-problematizacao-mapa-antigo.pdf>;
“HIS4_02UND07 - PROBLEMATIZAÇÃO - Junco”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XQawW8n3Sa3YVtvZNQrpnKcxbD9cS8CKeYNNKWPuAAmUPp8yDc7eKPTPkMuy/his4-02und07-problematizacao-junco.pdf>;
“HIS4_02UND07 - SISTEMATIZAÇÃO - comparando navegações”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Y9Gb3ShuYMbSsRErfVhUB5XHzQpShpjChKc59YNz5VSC9PW7tPE6tc9cmE6/his4-02und07-sistematizacao-comparando-navegacoes.pdf>.
Para você saber mais:
Sobre a prática mercantilista de países europeus dos séculos XV ao XVIII, leia o verbete “Mercantilismo”, por Cursinho Pré-Vestibular UFSCar, disponível em <http://www.ufscar.br/cursinhoufscar/mercantilismo.htm>, acesso em 18 de fevereiro de 2019.
Sobre a história das navegações chinesas, assista ao vídeo “Construindo um Império - China (History Channel - HD)”, do Canal “História é Memória”, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=q_5bxdVYfAg>, acesso em 20 de fevereiro de 2019. A partir dos 33 minutos é mostrada a potência naval da China.
Também leia o artigo “China potência marítima do século XV”, por João Lara Mesquita, disponível em <https://marsemfim.com.br/china-potencia-maritima/>, acesso em 18 de fevereiro de 2019.
Também leia a notícia “Cinco elementos do passado da China que explicam seu presente”, em especial o tópico “1- Comércio”, por Prof. Rana Mitter, in BBC News Brasil, disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43874269>, acesso em 19 de fevereiro de 2019.
Sobre o “The Maritime Experiential Museum”, explore o site, em inglês, do “Resort World Sentosa” de Cingapura, disponível em <https://www.rwsentosa.com/en/attractions/the-maritime-experiential-museum/highlights>, acesso em 20 de fevereiro de 2019.
Sobre teorias dos primeiros povoamentos nas Américas, leia a notícia “Estudo descarta chegada de humanos às Américas pelo Estreito de Bering”, por Fábio de Castro, in O Estado de S. Paulo, disponível em <https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-descarta-chegada-de-humanos-as-americas-pelo-estreito-de-bering,10000068506>, acesso em 19 de fevereiro de 2019.
Também leia o artigo sobre “Niède Guidon”, por Marcos Pivetta, in Pesquisa Fapesp, disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/12/01/niede-guidon/>, acesso em 19 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas. Eles poderão ficar organizados assim em todos os momentos da aula.
Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Pergunte: o que acham que é navegação? Já tiveram essa experiência? Se já, como foi? Se não, como acham que deve ser? Você acha que navegar pode mudar o jeito de viver das pessoas? Por quê?
Lembre-se que estas perguntas não necessitam de respostas corretas, pois servem como estímulo para aproximação do aluno com o assunto a ser tratado.
Para você saber mais:
Sobre agrupamento produtivo, leia a notícia escrita por Bianca Bibiano e Beatriz Santomauro. “Como agrupo meus alunos?”. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS