PROBLEMATIZAÇÃO - etapas da indústria do algodão
Plano de Aula
Plano de aula: Os usos das máquinas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandes marcos da história da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: 6 folhas de canson tamanho A3 (ou folha mais grossa e dura), tinta guache preta, giz de cera, lápis de escrever sem ponta (para raspar a tinta na atividade da Sistematização) e 2 cópias do arquivo “HIS4_02UND08 - SISTEMATIZAÇÃO - missões”. Com eles, antes da aula, prepare o material a ser usado na Sistematização, pintando cada folha canson com os gizes e depois cobrindo com tinta preta. Durante a aula será necessário projetor, quadro, globo ou mapa-múndi. Se não for projetar, será necessário também, pincel ou giz para quadro e cópias dos arquivos “HIS4_02UND08 - PROBLEMATIZAÇÃO - etapas da indústria do algodão” e “HIS4_02UND08 - PROBLEMATIZAÇÃO - fotografias atuais da fabricação de fios de algodão”.
Material complementar:
“HIS4_02UND08 - PROBLEMATIZAÇÃO - etapas da indústria do algodão”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kQpKtZcdTRxDbgmSWrP2wzUQJYUJHM33NWdxhwPD6NfyFmTF2kzppGEPB7D3/his4-02und08-problematizacao-etapas-da-industria-do-algodao.pdf>.
“HIS4_02UND08 - PROBLEMATIZAÇÃO - fotografias atuais da fabricação de fios de algodão”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TzmZbbKqH8c2Nr8uGQqkpxqKxybqwp99sFz2naRZNprGTdr9XPU4WjHvRN2u/his4-02und08-problematizacao-fotografias-atuais-da-fabricacao-de-fios-de-algodao.pdf>.
“HIS4_02UND08 - PROBLEMATIZAÇÃO - fabricação de fios em outro país”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BXztxUgTXgJ4CZhNHGtK83Rpznp65DxpqZ6pWjZZ2vGyjH6VWAWvgsV2f3UF/his4-02und08-problematizacao-fabricacao-de-fios-em-outro-pais.pdf>.
“HIS4_02UND08 - SISTEMATIZAÇÃO - missões”, disponível em <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QWQ7WyRGQP7Z6S7rqP9XH9ZTBKCPPG8p5DcJwyRvNWMp7TpA3X95cA2W4C6R/his4-02und08-sistematizacao-missoes.pdf>.
Para você saber mais:
Sobre o conceito de máquinas leia o tópico “Introdução”, do estudo sobre Mecânica - Máquina Simples, por “Universidade de São Paulo e-Física Ensino de Física Online”, de 13 de dezembro de 2007, disponível em <http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/maquinas/intro/>. Acesso em 05 de março de 2019.
Sobre a fonte, o livro “Comentários Imperiais Relativos às Ilustrações da Indústria do Algodão”, por Fang Guancheng, de 1765, leia a descrição no site da Biblioteca Digital Mundial, disponível em <https://www.wdl.org/pt/item/300/>. Acesso em 05 de março de 2019.
Sobre a história da Dinastia Qing, leia a matéria da Revista Aventuras na História, “A China já dominou o planeta diversas vezes”, por Rodrigo Cavalcante, disponível em <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/china-imperio-sem-fim.phtml>, acesso em 06 de março de 2019.
Também leia o artigo “Civilização Chinesa - História da Civilização Chinesa”, por Rainer Gonçalves, do site “História do Mundo”. Disponível em <https://www.historiadomundo.com.br/chinesa/civilizacao-chinesa.htm>. Acesso em 06 de março de 2019.
Sobre as etapas da produção têxtil, assista a reportagem “VT ALGODÃO FIAÇÃO”, por Canal Revista Do Campo. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=92W1i9PZ67I>. Acesso em 06 de março de 2019.
Sobre a Revolução Industrial leia o artigo “Revolução Industrial”, por Cláudio Fernandes, do site “História do Mundo”. Disponível em <https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/revolucao-industrial.htm>. Acesso em 06 de março de 2019.
Sobre a automação e os empregos leia a reportagem “Automação vai mudar a carreira de 16 milhões de brasileiros até 2030”, por Fernanda Perrin, do Jornal Folha de São Paulo. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1951904-16-milhoes-de-brasileiros-sofrerao-com-automacao-na-proxima-decada.shtml>. Acesso em 06 de março de 2019.
Também leia o artigo “Tecnologia pode automatizar 3 a cada 10 empregos”, por Patrícia Basílio, da Revista Época Negócios. Disponível em <https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/06/tecnologia-pode-automatizar-3-cada-10-empregos.html>. Acesso em 06 de março de 2019.
E, a notícia “Você corre risco de perder o emprego para um robô?”, por Rafael Barifouse, da BBC News Brasil. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38979057>. Acesso em 06 de março de 2019.
Sobre a técnica da raspagem da tinta preta com giz de cera colorido abaixo, assista ao vídeo “Desenho raspado”, por canal Elocir Luiz. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=X67egs5mxlo>. Acesso em 06 de março de 2019.
Também leia o artigo “Conheça a técnica artística que retira a tinta da tela para criar imagens”, por Daiana Geremias, do site Mega Curioso. Disponível em <https://www.megacurioso.com.br/artes/37891-conheca-a-tecnica-artistica-que-retira-a-tinta-da-tela-para-criar-imagens.htm>. Acesso em 06 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize seus alunos no máximo em 6 grupos. Apresente o objetivo a eles escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Pergunte, aos alunos, o que acham que seja máquina, para que serve, como funciona, quais e como imaginam que eram as primeiras máquinas.
Deixe que deem suas hipóteses e compartilhem seus conhecimentos. Nesse primeiro momento as perguntas não precisam ter respostas adequadas ou não, pois apenas servirão como estímulo para despertar a curiosidade sobre o assunto da aula.
É provável que os alunos associem as máquinas à aparelhos elétricos ou motorizados. Se assim for, lance um desafio: “e se eu falar que há muito tempo inventaram máquinas que não funcionavam automaticamente ou com alguma energia elétrica, o que vocês pensariam sobre máquina?”
Deixe que respondam, se sabiam sobre isso ou não, e diga que com o desenvolvimento da aula poderão descobrir mais sobre esse assunto.
Para você saber mais: Sobre o conceito de máquinas leia o tópico “Introdução”, do estudo sobre Mecânica - Máquina Simples, por “Universidade de São Paulo e-Física Ensino de Física Online”, de 13 de dezembro de 2007, disponível em <http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/maquinas/intro/>. Acesso em 05 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS