Plano de Aula

Plano de aula: Cidades e migrações: impactos nas regiões de entrada e de saída

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Aparelho de projeção para os slides ou material complementar
  • Folhas impressas para o fluxograma
  • Folhas em branco para criar o fluxograma
  • Material de desenho para fazer o fluxograma.

Material complementar:

Placas para o fluxograma

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jt5H7dT77q8UMcUcfyuW3GGWZpHh77KCQJbe6vgSCsCpFEkWNXg5kvkXGv7M/his4-11und09-placas-para-o-fluxograma.pdf

Cidade de de Igatu - Bahia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dWF9qJYGhuWUvvKY3QAHs8GZ7d5r7ZK44QEmw4675A3JQzSZhtCK5HNuEsCf/his4-11und09-cidade-de-igatu-bahia.pdf

Manaus - Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QjH6dDS5N65Ac72p4fbswaDp22Z3mfbPfQdUxzGJ6kVzq3kNqT9qypGwvAuC/his4-11und09-manaus-amazonia.pdf

Niterói - Rio de Janeiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/42xBf33r2t9Rhdsa9a49dRHqeYqajjBtXJymP6dyuFz2NT6sBKB8Xdxct7Kg/his4-11und09-niteroi-rio-de-janeiro.pdf

Para você saber mais:

Não é somente a cidade que recebe os imigrantes que sofre as consequências desse movimento migratório. As regiões de saída também passam por profundas transformações.

Nessa aula, o aluno participará de um fluxograma animado como se fosse um jogo, onde alguns alunos são analistas dos dados apresentados pelo professor e suas respostas movimentam as demais crianças. Através dessa atividade o aluno deve perceber, de maneira lúdica, algumas causas e consequências dos movimentos migratórios em ambas as regiões.

Em seguida, a partir de três casos, de cidades que foram e ainda são marcadas por estes processos: Igatu, na Bahia, foi uma importante cidade durante a extração de diamantes porém quase desapareceu restando algumas casas, muitas ruínas e menos de 500 habitantes que vivem, principalmente, de turismo.

Manaus, capital da Amazônia, recebeu várias levas de imigrantes desde sua fundação na época das capitanias hereditárias, ao longo da extração da borracha, da construção da Zona Franca e atualmente sofre negativamente com a chegada em massa de haitianos e venezuelanos.

Niterói, no Rio de Janeiro, é considerada uma das 10 melhores cidades do Brasil para se viver. No entanto, ela atrai idosos e repele jovens. Esses mesmos idosos trouxeram profundas transformações estruturais na cidade ao mesmo tempo que injeta dinheiro na economia de comércio, serviços e turismo com suas aposentadorias.

Para concluir a aula, os alunos devem revisar o que aprenderam criando um fluxograma em duplas. Essa atividade gera autonomia, sistematização da aula e o uso de um instrumento novo: o fluxograma.

10 cidades excelentes para se viver no Brasil. Por Patrícia Smaniotto. Disponível em https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/4448915/10-cidades-excelentes-para-se-viver-no-brasil-com-dados-e-estatisticas Acesso em 22 de abril de 2019.

Site da professora de Geografia, Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.

Emigração brasileira. Por Wagner de Cerqueira e Francisco. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracoes-no-brasil.htm Acesso em 20 de abril de 2019.

Os migrantes de hoje. Por BBC. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml Acesso em 19 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

IGATU, A “MACHU PICCHU” DA CHAPADA DIAMANTINA. Por Joelza Ester Domingues. Disponível em:https://ensinarhistoriajoelza.com.br/igatu-chapada-diamantina/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Há quase 10 anos, Manaus é rota de imigrantes vítimas da fome e catástrofes naturais. Por G1 AM. DIsponível em https://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2017/noticia/ha-quase-10-anos-manaus-e-rota-de-refugiados-vitimas-da-fome-e-catastrofes-naturais.ghtml Acesso em 29 de abril de 2019.

Estudo mostrará o impacto das imigrações para o crescimento populacional de Manaus. Por Ada Lima - Agência FAPEAM. Disponível em

http://www.fapeam.am.gov.br/estudo-mostrara-o-impacto-das-imigracoes-para-o-crescimento-populacional-de-manaus/ Acesso em 29 de abril de 2019.

Bumba meu boi. Por Bumba meu boi. Disponível em http://bumba-meu-boi.info/ Acesso em 29 de abril de 2019.

As cidades mais envelhecidas do Brasil. Por José Eustáquio Diniz Alves Disponível em https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/as-cidades-mais-envelhecidas-do-brasil/ Acesso em 29 de abril de 2019.

População idosa chega a 18,8% em Niterói. Por Giovanni Mourão. Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/bairros/populacao-idosa-chega-188-em-niteroi-23029228 Acesso em 29 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Disponha a turma em um grande meio círculo que dê espaço para o movimento das crianças na frente do grupo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Essa primeira conversa, visa explicar e aproximar o aluno da temática, fazendo com que este seja motivado e instigado pelo novo conteúdo. Utilize esse momento para perceber o conhecimento que cada aluno já detém sobre os assuntos tratados, exemplos dados por eles podem ser recuperados no decorrer da aula. Faça questões como:

  • O que é migração? Caso não saibam peça para que dois alunos procurem no dicionário e ler em voz alta para a turma.
  • Que consequências são ocasionadas nas regiões de onde saem as pessoas?
  • Que consequências podem ocorrer nas regiões que recebem as pessoas? Permita e motive as repostas dos alunos, elas poderão ser retomadas ao longo da aula.

Para você saber mais:

Significado da palavra migração. Por Significados. Disponível em https://www.significados.com.br/migracao/ Acesso em 22 de abril de 2019.

Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos