Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Fluxos migratórios e suas consequências
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Folhas de papel para desenharem
- Lápis
- Lápis de cor ou giz de cera
- Caderno
Material complementar:
Sistematização
Problematização - Deslocamento entre meios diferentes
Problematização - Outros motivos que levam as pessoas a migrarem
Para você saber mais:
Site da professora de Geografia Sara Pitães Azevedo Gonçalves sobre como dar um foco diferente aos temas do conteúdo escolar. Nesse texto, você pode conferir os dois lados sobre o que ocorre na emigração e na imigração. Disponível em: https://sites.google.com/a/agvv.edu.pt/geo-dinamica/conteudos-temas/8o-ano/migracoes/visita-virtual/4--consequencias-das-migracoes Acesso em 15/03/ 2019.
Dinâmica das migrações não mudou, diz historiadora. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/cidadania/edicoes/515/dinamica-das-migracoes-nao-mudou-diz-historiadora Acesso em 15 de março de 2019.
Movimentos migratórios: entenda as dinâmicas demográficas! Por Raquel Brito. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/07/19/movimentos-migratorios/ Acesso em 15 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Questione aos alunos sobre o objetivo da aula. O que vocês sabem sobre migração? O que é ? Talvez os alunos nunca tenham ouvido falar sobre o tema ou até citem o movimento migratório das aves, mas não se preocupe, esse momento é só para que eles entendam melhor do que se trata a aula e atiçar a curiosidade sobre o tema.
Em seguida, peça para que os alunos procurem no dicionário o que significa “dinâmica”. O primeiro aluno a encontrar lê para os demais. Encontrarão uma definição similar ou próxima de: forças ou potencial interno, causadoras de estímulos para a mudança ou evolução de algo. Exclua outras definições que serão lidas e peça para que os alunos fiquem atentos à ideia de forças que estimulam, forças que causam alguma coisa.
Para você saber mais:
Significado de dinâmica. Dicionário on line de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/dinamica/ Acesso em 15 de março de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS