Contexto (poema)
Plano de Aula
Plano de aula: Comunidades nômades do passado e do presente
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Quadro, projetor, dicionário e cópias dos materiais e imagens sugeridos.
Acesse aqui mais conteúdos sobre nomadismo para você preparar sua aula:
Poema: Andanças de Cristiane de Oliveira Moura, disponível em:
Texto sobre o conceito de nomadismo:
https://historiadomundo.uol.com.br/pre-historia/nomadismo.htm. Acesso em: 12 nov. 2018.
Texto sobre o povo Nambikwara:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/nambiquara/574488. Acesso em: 16 nov. 2018.
Texto sobre os nômades da atualidade:
https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/suplementos/jc-mais/noticia/2014/11/02/nomades-andarilhos-buscam-mais-do-que-a-sobrevivencia--154082.php. Acesso em: 17 nov. 2018
Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano:
- Trecho do artigo: A Saga Cigana - A história e os segredos do povo mais misterioso do mundo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xm9kuMsyy9vUW3SBTgtKnCFSJFRvQ7RZcu7aRhXYaZmYtWpghRAYpD28q3JQ/his4-04und01-problematizacao-ciganos.pdf
Leia o artigo completo no link: https://super.abril.com.br/cultura/a-saga-cigana/. Acesso em: 26 out. 2018.
- Trecho do artigo: O povo Nambikwara disponível em:
Leia o artigo completo no link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Nambikwara. Acesso em: 07 nov. 2018.
- Trecho da reportagem com os Sr. Orlando Orfeu, disponível em:
Leia a reportagem completa no link: http://www.educacional.com.br/reportagens/circo/orfei.asp. Acesso em: 14 nov. 2018.
Abaixo material para realização de uma atividade extra se for de interesse do professor: Jogo de Bingo, disponível em.
Sistematização (jogo - atividade extra) https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F22FUu6VDw8HA6jRPv8FB9KNbwYMMGqhSne4H2zkN9qN3XWgeVBrcj99aQrY/his4-04und01-sistematizacao-jogo-atividade-extra.pdf
Para você saber mais:
Essa proposta traz para o aluno a aproximação do conceito de nomadismo. Esse é um conceito complexo e para que ele seja gradativamente compreendido e elaborado pelos alunos é preciso que compreendam primeiramente duas noções elementares: PERAMBULAÇÃO E DESLOCAMENTO, ambas abordadas aqui.
Segundo os dicionários perambulação significa andar por aí, caminhar por diversos lugares, sair do lugar sem contudo precisar mudar seu local de moradia. Já deslocamento tem o sentido de mover-se, ir para um local diferente. Ambas as ações estão presentes no nomadismo em maior ou menor constância. A princípio, costuma-se associar o nomadismo apenas aos povos do passado bem distante, no tempo dos povos coletores e caçadores. Esses povos só juntavam o que precisavam para sobreviver e não acumulavam. Buscavam no seu entorno o que precisavam e essa busca fazia parte da sua perambulação. Quando não conseguiam mais encontrar o necessário para sobreviver nas proximidades, viam a necessidade de mudar para outro local e deslocar-se. Nesse tempo, praticamente todos os grupos humanos eram nômades por questões de sobrevivência. Com as novas descobertas, como por exemplo a possibilidade de plantar os alimentos e o domínio do fogo, gradativamente alguns foram deixando de ser. Atualmente temos grupos humanos nômades em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, por diferentes motivos: alguns poucos, como no passado, por questões de sobrevivência, a maioria por escolha, razões culturais, estilo de vida ou profissão.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e leia para os alunos.
Indague sobre o significado da palavra nômade. Por ser um termo não usual pode ser que haja dificuldades de compreender a palavra. Pergunte para a turma se há alguma forma de terem certeza sobre o significado. Se nenhum deles mencionar o dicionário, dê esta sugestão. Peça para um aluno ler para a turma o significado da palavra no dicionário. Segundo o dicionário Aurélio, nômade é “pessoa que não tem habitação fixa; itinerante. Tribo ou etnia que não se fixa em lugares e vive se mudando”.
Leia novamente para a turma o objetivo da aula e indague sobre os diferentes tempos. Estimule os alunos a pensarem nesses tempos: passado e presente.
Retome com os alunos o objetivo da aula.
Para você saber mais:
Ampliando o conceito de nomadismo:
https://historiadomundo.uol.com.br/pre-historia/nomadismo.htm. Acesso em: 17 nov. 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS