Problematização (atividade em grupo)
Plano de Aula
Plano de aula: Expressões Rupestre - registro do passado distante
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Dicionário;
Cópias impressas dos materiais sugeridos;
Mapa do Brasil;
Lápis de escrever e borracha;
Lápis de cor, giz de cera ou outro material para desenho.
Material complementar:
- Atividade para análise em grupos (problematização), acesso em:
- Atividade para análise em grupos (sistematização), acesso em:
Fontes das imagens:
- Rocha. Wikipedia. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha#/media/File:Quartzite.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
- Sítio Arqueológico XiqueXique - RN em 2009. Diogo Sergio, CC BY-SA 4.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35459907>. Acesso em 07 dez. 2018.
- Ficheiro derivado de Serra da Capivara. Several Paintings 2.jpg, CC BY-SA 3.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29962386>. Acesso em 07 dez. 2018.
- Caverna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna#/media/File:Thurston_Lava_Tube.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
- Localização dos sítios de arte rupestre Patrimônio Mundial. In: SANTOS, G.A.X.J. Patrimônio na Pedra: gestão e preservação dos sítios de arte rupestre da Zona Arqueológica de Taperuaba - Sobral-CE. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural). IPHAN, Rio de Janeiro, 2016. p. 28. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Getulio_Santos.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
- Mapa de localização Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, Brasil. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Carolina%20Francisca%20Marchiori%20da%20Luz.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2018.
Para você saber mais:
Essa proposta traz um olhar para os registros rupestre, que são manifestações artísticas realizadas pelos povos do passado bem distante. O termo rupestre refere-se ao suporte em que as produções eram feitas, (“ rupestre” quer dizer “gravado ou traçado na rocha, na pedra”). A ênfase será nas possíveis origens desses registros e sua grande importância enquanto vestígio arqueológico e fonte para investigações históricas sobre estes povos.
ARTE RUPESTRE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5354/arte-rupestre>. Acesso em: 25 Nov. 2018.
COSTA, T.A.P. Relação entre grafite, pichação e Arte Rupestre. Disponível em:
<https://nova-historia0.webnode.com/products/relacao-entre-grafite-pichacao-e-arte-rupestre/>. Acesso em: 28 nov. 2018.
OLEQUES, L. C. Arte rupestre. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/>. Acesso em: 07 dez. 2018.
OLIVEIRA, A. R. Arte Rupestre. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Pintura Rupestre. Portal da Arte. Disponível no link: <http://www.portaldarte.com.br/pinturarupestre.htm#rupestres>. Acesso em: 28. nov. 2018.
Uhug – Na Serra da Capivara – Marco Bravo. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?+t=5&v=GvwW0uRNQZ8>. Acesso em: 06 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para a turma. Faça a leitura conjunta.
Indague se alguém imagina que tempo são esses e quais tipos de registros realizavam.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS