Plano de Aula

Plano de aula: Os processos migratórios e o deslocamento forçado dos africanos

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, marcador para quadro, projetor digital, tablets ou imagens impressas, papel, lápis, lápis de cor, tinta, pincéis, giz de cera, cartolinas ou sulfite grande, borracha.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3NZAY9fYNHNeSxWgDx97QHD4YH2BjuCgTkmj3jYnmTdFMqtgAx3aqdAWjxs9/his4-09und03-sitio-arqueologico-cais-do-valongo-contexto.pdf

Problematização (Vídeo): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cZufG43FMU4hQqS5AyKXzbhvJ2GgKbrDakBb2gKFgZRagjQjHKMXrmHtQwc6/his4-09und03-video-problematizacao-recuperado.pdf

Problematização (Pintura): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WENgAYZYRK9KFQJVrGh3qX3VK64bB5D22uZmjDRP2JAeBeWyV4PDkJGmjyjh/his4-09und03-pintura-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Glossário:

Migração: Movimentação de entrada (imigração) ou saída (emigração) de indivíduo ou grupo de indivíduos, geralmente em busca de melhores condições de vida. Essa movimentação pode ser entre países diferentes ou dentro de um mesmo país.

Deslocamento forçado: Termo utilizado para designar o processo de migração forçada de indivíduos que deixam seu país contra seu querer (por causa de guerra, peste, fome, desastres naturais, etc.). No caso dos africanos trazidos para o Brasil e levados para outros continentes, o termo, que também pode ser substituído por diáspora, traduz o fenômeno histórico de imigração forçada para fins de tráfico e escravização de pessoas.

Racismo: conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre raças, etnias, doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras, preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, geralmente considerada inferior.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, lendo-o, pedindo para algum aluno ler em voz alta, projetando-o ou escrevendo-o no quadro e realizando uma leitura coletiva.

Convide os alunos a falarem sobre o objetivo. Indague-os sobre a qual tempo histórico ele deve se referir. Pergunte se compreendem o termo “deslocamento forçado” e o que ele pode significar. Convide-os também a pensar sobre a participação dos africanos em nossa formação étnica, informando-os de que os registros históricos apontam que quase 6 milhões de cidadãos africanos foram trazidos forçadamente para o Brasil entre os séculos XVI e XIX.

Projete ou leia para os alunos o slide com as definições de “migração” e “deslocamento forçado” . Medeie uma análise sobre as diferenças existentes entre os significados dos dois termos:

  • Existe diferença entre os significados?
  • Quais são as diferenças?
  • Para a vinda dos africanos para o Brasil nos séculos XVI a XIX, poderíamos usar o termo migração? Por que?
  • Vocês conhecem mais algum caso de povos do passado ou da atualidade que tenham realizado um deslocamento forçado? Quais povos? Quais as causas que os fizeram deslocar forçosamente?

Para você saber mais:

Nos links abaixo, o professor encontrará um material histórico riquíssimo com dados quantitativos de africanos trazidos para o Brasil, bem como as condições de viagem, as rotas, além de uma abordagem crítica do tema com uma reflexão sobre a atualidade.

ELTIS, David. Um breve resumo do tráfico transatlântico de escravos. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/um-breve-resumo-do-trafico-transatlantico-de-escravos/>.

O banco de dados do tráfico transatlântico de escravos reúne informações sobre quase 36.000 viagens negreiras. Disponível em: <http://www.slavevoyages.org/>.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos