Plano de Aula

Plano de aula: Partindo do continente africano: o processo de expansão do ser humano

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Tempo previsto: 50 minutos

Materiais necessários: Projetor digital ou imagens impressas, textos impressos, papel sulfite branco, lápis, borracha, tablet, notebook ou aparelho celular.

Material complementar:

CONTEXTUALIZAÇÃO (Imagens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N4j24dsEteE3NdsquhMX7q8wBcHVsbH7UnYGAXygw9YFWbgkvBp7snXyv3Xc/his4-09und01-contexto-imagens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa expansão Homo Sapiens)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CR44eZV487vP9qmrjSJHC2Mb5pPu5pcR3JvQz4rxMCpYZwA8gz7jqrj3mrn6/his4-09und01-problematizacao-mapa-expansao-homo-sapiens.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa Mundi Político)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HgUC9zhTq8hKKZxMJu8HHZGGAYaMJ8jFwrdK8X95TN3TFkM7Qs3KU7dh4CcU/his4-09und01-problematizacao-mapa-mundi-politico.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - vídeo)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DSdPFfaK9zJ7eZp4Ev3WA7XrVbuj3sDgurzYc7jFC34kXCG9BFDkgEREmmBD/his4-09und01-problematizacao-rotacao-video.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação- cartaz)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cMRbzuyg5fksZ7ZKk2HNVtfWYKrYAfr3t2AunUfnT8eVeVCgycUrZCh5gxs2/his4-09und01-problematizacao-rotacao-cartaz.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - textos)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ewhc7fkqWzKZpKtsPSN8HKENCASG4RQvCjaRPDYFnSJAc8AenNe6WGgugGq6/his4-09und01-problematizacao-rotacao-textos.pdf

Para você saber mais:

Glossário: Perambulação: s.f. Andança sem destino, caminhada sem rumo certo.

Subsistência: s.f. Estado ou particularidade daquilo que subsiste; estabilidade, permanência, sobrevivência.

Sobre o período Paleolítico: http://www.clubesdearqueologia.org/recursosdidacticos/periodos-cronologicos/paleolitico (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre o período Neolítico: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Indicação de livro sobre o assunto: Rius, Maria e Vergés, Glória E Oriol. Viajando através da História Da Pré-história ao Egito. Editora Scipione. São Paulo, 1990.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles compreendem os termos “formas de subsistência” e “perambulação”. Após colher as informações, complete ou explique o termo oralmente.

Para você saber mais:

https://www.revistaplaneta.com.br/todos-nos-viemos-da-africa/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map-of-human-migrations.jpg (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos