CONTEXTO (Imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Partindo do continente africano: o processo de expansão do ser humano
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos migratórios
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais necessários: Projetor digital ou imagens impressas, textos impressos, papel sulfite branco, lápis, borracha, tablet, notebook ou aparelho celular.
Material complementar:
CONTEXTUALIZAÇÃO (Imagens)
PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa expansão Homo Sapiens)
PROBLEMATIZAÇÃO (Mapa Mundi Político)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - vídeo)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação- cartaz)
PROBLEMATIZAÇÃO (Rotação - textos)
Para você saber mais:
Glossário: Perambulação: s.f. Andança sem destino, caminhada sem rumo certo.
Subsistência: s.f. Estado ou particularidade daquilo que subsiste; estabilidade, permanência, sobrevivência.
Sobre o período Paleolítico: http://www.clubesdearqueologia.org/recursosdidacticos/periodos-cronologicos/paleolitico (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Sobre o período Neolítico: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/20/ciencia/1524219983_369281.html (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Indicação de livro sobre o assunto: Rius, Maria e Vergés, Glória E Oriol. Viajando através da História Da Pré-história ao Egito. Editora Scipione. São Paulo, 1990.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte aos alunos se eles compreendem os termos “formas de subsistência” e “perambulação”. Após colher as informações, complete ou explique o termo oralmente.
Para você saber mais:
https://www.revistaplaneta.com.br/todos-nos-viemos-da-africa/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map-of-human-migrations.jpg (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS