Plano de Aula

Plano de aula: Concordância em foco

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância nominal

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar os processos de concordância nominal em função da composição da coesão textual.

Materiais necessários: Peças do jogo, envelopes, projetor, texto da notícia.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ainda não ter compreendido a construção da concordância nominal e/ou não saber reconhecer os elementos que participam desse processo (artigo, substantivo, adjetivo)

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema aos alunos, perguntando se eles se sentem preparados para um jogo com base nos conhecimentos sobre concordância nominal.