Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das das orientações, atividades, respostas e devolutivas.
Texto para introdução: versão adaptada (clique aqui) e versão original (clique aqui).
Atividade do plano 2: texto e quadro para reescrita (clique aqui) e resolução da atividade (clique aqui).
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui)
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o texto que está na introdução do plano 1 (versão adaptada). Se possível, grave um áudio com você lendo o texto, isso dará mais autonomia aos estudantes que ainda não têm uma leitura fluente. Envie os questionamentos que estão nas orientações do plano original, buscando saber se os estudantes perceberam estranhamento no texto e se podem dizer como melhorá-lo. Combine um prazo para que eles enviem as respostas e depois mande o texto original, perguntando se essa segunda versão parece mais harmoniosa.
Desenvolvimento
Para o desenvolvimento, há duas opções de atividades que também podem ser enviadas por Whatsapp ou outro canal de comunicação. As atividades visam analisar e aplicar a concordância nominal. Forme duplas se achar que é possível a troca entre os estudantes por telefone ou mensagem.
Atividade do plano 1: envie para os estudantes a imagem do slide 1 do desenvolvimento deste plano, que consiste em um quadro comparando um trecho de texto com concordância nominal e outro trecho sem concordância. Apresente os questionamentos e reflexões presentes no plano original.
Atividade do plano 2: Envie o texto “Existe terremoto em outros planetas?” e o quadro para reescrita (disponível aqui). Oriente-os de acordo com o plano original.
Estipule um prazo para o envio das respostas.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês vão socializar as respostas e registrar algumas conclusões. Compartilhe a tela e vá escrevendo o que eles dizem, regulando possíveis equívocos.
O plano de aula 1 dessa sequência traz ainda a sugestão de harmonizar um trecho de texto coletivamente. Essa tarefa também pode servir para apoiar as conclusões. A introdução do plano 2 dessa sequência prevê a retomada das descobertas, portanto, lá você também encontra ideias que podem apoiar sua fala nesse momento de fechamento. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos alunos que não puderam participar.
Caso não seja possível fazer a videochamada, peça para que os alunos enviem as conclusões feitas após as atividades, faça um resumo do material e envie uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
Todos esses momentos podem ser compartilhados com as famílias. Elas podem auxiliar e mediar o acesso dos alunos no recebimento e devolução das atividades, além de propiciar a troca entre os pares, sempre que possível. Esse movimento ajuda na manutenção dos vínculos de cada aluno com a turma.