Atividade para impressão - Jornal do ônibus
Plano de Aula
Plano de aula: Palavras derivadas pelos sufixos -ez e -eza: como funciona?
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre EZ - EZA
Por: Tiago Elias Batista
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir, exercitar e revisar o contexto para a grafia correta dos sufixos -ez e -eza na formação de substantivos abstratos derivados de adjetivo.
Materiais necessários: Campanha sobre Gentileza/Jornal do ônibus SPtrans e cartaz “Dia da Língua Portuguesa”/UNILAB, projetor, cartolina, lápis, folhas de atividade.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em reconhecer as palavras que podem ser formadas com o acréscimo de sufixo.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 29 de novembro de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS