Plano de Aula

Plano de aula: Quando usar a vírgula

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Empregando a vírgula

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.

Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.

Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf acesso em 15 out. de 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Questione se eles sabem qual a importância/necessidade e quando utilizar a vírgula.
  • Escreva as hipóteses no quadro.

Espera-se que os alunos respondam:

Para separar:

- o vocativo;

- o aposto;

- elementos ou frases (independentes) que podem ser listadas;

- conectivos (advérbios).

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS