Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
História “Contos de sapos”, disponível aqui;
Canais para aula online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial para criar uma reunião no Meet disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a seguinte pergunta disparadora: “Você sabe para quê serve a pontuação na escrita?”. Diga que você vai enviar uma frase e que eles devem pontuá-la como acharem mais oportuno. A frase é: “Não corra o cachorro vem vindo”. Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta da pergunta e a frase pontuada.
Se possível, socialize, por meio do mesmo canal de comunicação, algumas respostas e diferentes formas de pontuar a frase. É importante que os alunos percebam que a pontuação foi capaz de mudar completamente o sentido da frase.
Desenvolvimento
Avise aos estudantes que você vai enviar um arquivo com a história “Contos de sapos”, de Helter Boschi, disponível aqui. Depois de enviá-la, pergunte se houve algum estranhamento na leitura (o texto está sem vírgulas). Aguarde algumas respostas e depois comente que você escolheu essa história para estudar alguns casos em que as vírgulas são necessárias, e que, por isso, no momento, o texto não possui vírgulas. A tarefa dos estudantes será justamente empregar as vírgulas.
É possível que os alunos ainda não tenham repertório suficiente para realizar essa atividade individualmente, por isso, seria interessante iniciá-la por meio de uma aula online, em que fosse possível compartilhar a tela e mediar as hipóteses dos alunos sobre o emprego da vírgula em diferentes casos. Se achar que eles estão compreendendo bem as situações em que as vírgulas são necessárias, deixe o final do texto para que façam posteriormente, sozinhos ou em duplas (por meio de videochamada). Combine um prazo para o envio dessa tarefa.
No arquivo “Resolução de atividade”, disponível aqui, você pode ver a justificativa para o emprego de cada uma das vírgulas no texto.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, liste com os estudantes os diferentes casos em que a vírgula foi empregada. Caso tenham pontuado todo texto coletivamente, podem utilizar o final da mesma aula online para isso. Caso tenha ficado como tarefa para os estudantes finalizarem a pontuação do texto posteriormente, combine um novo encontro virtual para que construam essa lista. É importante que cada estudante tenha essa sistematização copiada em seus cadernos, para poder retomar posteriormente. Por isso, não deixe de gravar a aula online ou faça um resumo dela para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.
Você pode utilizar as orientações que estão no plano original e no final do arquivo “Resolução de atividade”, disponível aqui, para apoiar a condução do fechamento desta aula.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora, a se conectar via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online.