Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando o tempo x custos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa
Por: Patrícia Marinoski
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA25: Resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.
Objetivos específicos
Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.
Conceito-chave
Desenvolver o conceito de valor respectivo a medida de tempo, transformando-a através de cálculo.
Recursos necessários
- É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.
- Procure ter em sala um calendário para auxiliar o aluno que necessite de material concreto para melhor compreensão, assim como a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Trabalhar unidades de medidas de tempo, inclusas a problemáticas sobre o sistema monetário brasileiro.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 02 minutos.
Orientação:
- Desenvolva a apresentação do conteúdo captando a atenção dos alunos através de seus relatos sobre o conhecimento de uma cédula, ou diferentes moedas, é sugerido que o professor traga para a sala de aula um exemplar do sistema monetário brasileiro, fazendo breves perguntas, como: - Com quantas moedas de 25 centavos eu formo 1 real; - Quantas moedas de 50 centavos eu preciso para ter 5 reais? Deixe que os alunos manipulem os exemplares, percebendo até seu tamanho e peso diferenciado, associando-o ao seu valor moeda de 5 centavos é mais pequena do que a de 1 real, por exemplo.
Propósito: Desenvolver a associação entre medida de tempo e o valor aplicado pelo sistema monetário brasileiro.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa a frase : “tempo é dinheiro”!?
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS