Plano de Aula

Plano de aula: Capacidade e Sistema Monetário

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com sistema monetário e medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

Objetivos específicos

Perceber as relações entre medidas de capacidade com o sistema monetário brasileiro em situações cotidianas.

Conceito-chave

Analisar medidas de capacidade e comparar seus valores.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.
  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
  • Utilize copos de diversas medidas, possuindo 5 copos de 200mL, uma jarra de 2L e uma garrafa de 1,5L para realizar as experiências sugeridas, demonstrando conceitos de modo concreto.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Perceber as relações entre medidas de capacidade com o sistema monetário brasileiro em situações cotidianas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para seus alunos, conduza a explicação do conteúdo em uma roda de conversa para que os conhecimentos prévios possam ser avaliados por vocÊ. Neste momento você poderá avaliar se há algum conflito conceitual, agindo neste caso sobre a desconstrução da ideia sobre o conceito e reelaborando-a para o aluno.

Deixe que a conversa permaneça no vocabulário dos alunos, assim os ajudará a aproximar-se com os desafios que a temática abordará.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio e reelaborar o conceito de medida de capacidade incluindo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês ouvem falar sobre medida de capacidade?
  • Quando relacionamos a medida de capacidade com nosso sistema monetário brasileiro?

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS