Emojis e registros Maia e Asteca
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da escrita para compreensão de povos antigos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno dos alunos ou folha avulsa. Se não for possível projetar a imagem, imprima-as
Material complementar: Se não for possível projetar os slides você pode imprimir os documentos da problematização clicando (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPtayPbxUFx9Cr7D3Er8jjTSuzgqRE5XTb8wM2dxjYUvrkjga6yF8Mn6ADQt/his5-07unid04-emojis-e-registros-maia-e-asteca.pdf). Para saber mais sobre os documentos Maia e Asteca clique (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Enh6U6hPyabzaaeJB4GXqXDENMT2fwTS5dkVNKnkWzKkHPS3mWapXsM37y7j/his5-07unid04-registro-asteca-e-maia.pdf).
Para você saber mais: História Geral da África I, Metodologia e pré-história da África Disponível em <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/ > Acesso em 05/03/2019.
A história da escrita Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1-4.html> Acesso em 09/01/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicialmente projete para os alunos esse slide ou escreva o objetivo no quadro. O objetivo dessa aula é comparar diferentes escritas, atribuir função para essas escritas e perceber a importância da escrita para o desenvolvimento, manutenção e preservação de uma sociedade. A escrita é, portanto, um dos meios para a preservação da memória cultural de um povo e não a única. Muitos povos se desenvolvem e preservam sua cultura através da oralidade.
Para você saber mais: A história da escrita. Disponível em <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1-4.html> Acesso em 09/01/2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS