Ficha de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Coisas de menino e coisas de menina
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula; para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor, computador e material impresso.
Material complementar:
- FIcha de contextualização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3re3sY4MCaz9Hb9W7GuVgzgRgd62BK76JPUAUDenzWYx4HGW3u84sWWvb8VQ/his5-09und06-ficha-de-contextualizacao.pdf
- Atividade Eu não concordo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2y9v8uA2s6kUuyrfFsNNJzZWTgFfnQKygPzugHxQ8GfeuPeEpNMCYu4jMU4/his5-09und06-eu-nao-concordo.pdf
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
- HANCOCK, Jaime Rubio. Por que rosa é de menina e azul é de menino? El País. 18 de novembro de 2014. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/18/ciencia/1416328918_518343.html. Acesso em 13 de abril de 2019.
- SOARES, Wellington. Existe ideologia de gênero na Educação? Nova Escola. 07 de outubro de 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12698/existe-ideologia-de-genero-na-educacao. Acesso em 13 de abril de 2019.
- VICHESSI, Beatriz. Garanta o direitos de todos os alunos ao promover a igualdade de gênero. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16418/garanta-o-direito-de-todos-os-alunos-ao-promover-igualdade-de-genero. Acesso em 13 de abril de 2019.
- PIERRO, Gabriel di, e ORTIZ, Marília. Gênero fora da Caixa. Instituto Sou da Paz. Disponível em: http://www.soudapaz.org/upload/pdf/genero_fora_da_caixa_web.pdf. Acesso em 13 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete e leia o objetivo para os alunos. A intenção aqui é despertar uma reflexão sobre objetos, roupas e comportamentos que são estereotipados como sendo de meninos ou de meninas.
A proposta dessa aula não é dizer o que é certo ou errado mas causar essa reflexão sobre os comportamentos impostos por nossas famílias e pela sociedade de maneira geral.
Levanta os seguintes questionamentos:
- Quando uma mulher está grávida e vai comprar as roupinhas do bebê, como ela escolhe as roupinhas?
- Quando você é convidado a ir a um aniversário de criança como você escolhe o presente?
- Quando você vai a uma loja de brinquedos, como eles estão organizados dentro da loja?
Para você saber mais:
- ‘Gênero sexual e comportamento em sociedade’; Um dos possíveis temas a cair na redação do Enem 2017. Portal de Camocim. 10 de abril de 2017. Disponível em: http://portaldecamocim.com.br/outros/enem/comportamento-de-genero-que-pessoa-desempenha-na-sociedade-um-dos-possiveis-temas-cair-na-redacao-do-enem-2017/. Acesso em: 13 de abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS