Plano de Aula

Plano de aula: Direitos ambientais e a sociedade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.

Materiais necessários:

Materiais diversos para a organização da campanha.

Material complementar:

Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf

Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf

Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf

Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf

Para você saber mais:

Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:

http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019

http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019

Material sobre o uso do canudo:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019

Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019

Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:

https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019

Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019

Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”

http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019

Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz

https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019

Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:

http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019

Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:

http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019

Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:

Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019

Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019

Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf

Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados