Plano de Aula
Plano de aula: Os direitos trabalhistas e as mobilizações sociais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano trata dos direitos trabalhistas e do papel dos trabalhadores na conquista de melhores condições de trabalho. Através de música e imagem pretende-se trabalhar o contexto de greve em dois momentos históricos distintos, comparando os movimentos, o conceito e o engajamento dos alunos em ações sociais que promovam a melhoria dos direitos sociais.
Materiais necessários: cartolinas, papel sulfite e canetas podem ser disponibilizadas para o momento da sistematização, para serem utilizados na elaboração de cartazes e campanhas de conscientização.
Para você saber mais:
- Reportagem do site da BBC sobre a greve de 1917: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39740614 acesso em 25/04/2019
- Artigo de Edilene Toledo, professora da USP: “Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias no Brasil em 1917” disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v30n61/0103-2186-eh-30-61-0497.pdf acesso em 25/04/2019
- Livro da professora Angela de Castro, da Universidade Federal Fluminense: GOMES, Angela de Castro. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Zahar, 2002
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão observar qual a função de alguns movimentos sociais para os direitos dos trabalhadores.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS