Tabela comparativa
Plano de Aula
Plano de aula: Formas de marcação do tempo: o relógio e o poder do tempo
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição do tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Essa aula procura explorar através da criação do relógio de pulso o uso dos instrumentos de marcação de tempo e a individualização e controle do tempo pelas pessoas nos grandes centros urbanos da época. Em oposição apresentamos os sinos de igrejas, marcadores de tempo de momentos coletivos nas pequenas cidades de Minas Gerais onde nasceu o inventor do relógio de pulso, Santos Dumont.
Materiais necessários: Cadernos ou folhas para anotação dos alunos.
Material complementar: (Tabela comparativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83pUBhAAuvNPf5xY3rcQkS8Xun7Hs4chu4U2dbsKZ3Su23rBfZJBqpbXUSEr/his5-08und07-tabela-comparativa.pdf
Para você saber mais:
https://www.youtube.com/watch?v=4KWJVXoj-Po 20’’00 até 26’’35’ (Acesso em 5 de abril de 2019)
https://museudoamanha.org.br/pt-br/santos-dumont-genialidade-com-os-pes-no-chao (Acesso em 5 de abril de 2019)
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4414384/mod_resource/content/1/TEMPO%2C%20DISCIPLINA%20DE%20TRABALHO%20E%20CAPITALISMO%20INDUSTRIAL.%20Costumes%20em%20comum.%20THOMPSON%2C%20E.%20P.%202005.pdf (Acesso em 5 de abril de 2019)
http://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/capitulo-2.php (Acesso em 5 de abril de 2019)
https://medium.com/itau/o-enigma-do-tempo-9560834ebbd8 (Acesso em 5 de abril de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para os alunos que eles irão explorar a história do relógio de pulso, o momento e o espaço de sua criação. Ao mesmo tempo, irão refletir sobre quem teve acesso a eles e como eles se popularizaram.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS