Plano de Aula
Plano de aula: Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divulgação científica
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Texto impresso para leitura do professor, dicionário e recursos digitais.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.
- Conhecimento prévio em relação ao uso e função das “reticências”. Para saber mais, leia: VILARINHO, Sabrina. "Reticências". Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/reticencias.htm. Acesso em 09 de setembro de 2018.
Referências sobre o assunto:
- ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- Manual de elaboração de textos, páginas 29 a 37. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70468/Manual%20de%20Elaboracao%20de%20Textos.pdf?sequence=2. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- Formas de citações. Disponível em monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/formas-citacoes.htm. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- Como citar no texto acadêmico as entrevistas oriundas de pesquisas qualitativas? Disponível em https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/wp-content/uploads/2017/07/como-citar-entrevistas.pdf. Acesso em 8 de setembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia o slide aos alunos.
Questione: o que vocês imaginam que será o tema de nossa aula?
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS