Plano de Aula - A oralidade em foco: apreciação de textos orais
A oralidade em foco: apreciação de textos orais
Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos Expositivos de Divulgação Científica, no campo de atuação Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Recursos audiovisuais para acesso aos materiais de pesquisa, como vídeos, áudios, textos e imagens; computador disponível para elaboração da apresentação oral ou cartolinas, canetas e demais recursos para elaboração de cartazes.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- Acesso aos recursos audiovisuais.
- O aluno ser capaz de expor oralmente de forma clara e objetiva, os pontos principais do tema tratado.
- Que o assunto desperte a curiosidade e mantenha uma concentração necessária para a escuta, a compreensão e realização da exposição oral.
- Realizar a gravação da exposição oral proposta, necessitando um aparelho celular disponível.
Referências sobre o assunto:
BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 14 nov. 2018.
CAVALCANTE, M. C. B.; TEIXEIRA, C.T.V. Gêneros orais na escola. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M.C.B (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. p. 89 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/11.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
GOULART, CLÁUDIA. As Práticas orais na escola: o seminário como objeto de ensino. Dissertação (Mestrado em Linguística) - UNICAMP. Campinas - SP, 2005. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270428/1/Goulart_Claudia_M.pdf >. Acesso em: 20 nov. 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, v. 9, n. 1, p. 119-146, set. 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7396/5262>. Acesso em: 18 nov. 2018.
MARCUSCHI, L.A, DIONISIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006, 60 p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Segundo Goulart (2005, p. 12, grifo nosso) “Diante desse fato, se formos pensar no quadro interacional estabelecido por meio de uma atividade de linguagem oral na escola, aquela em que os alunos apresentam um seminário para os próprios colegas de sala, podemos assumir que tal atividade representa uma estratégia de ensino que deveria favorecer a interação entre os alunos e, assim, contribuir para a aprendizagem.”
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOSEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).