Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: De olho no tempo
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Grandezas e Medidas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rosélia Sezerino Fenner
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05 MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento,área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos específicos
Estabelecer relações entre o horário de início/ término e/ou intervalo da duração de um acontecimento
Conceito-chave
Medidas de tempo
Recursos necessários
- Lápis, borracha, caderno;
- Atividade impressa ou não para colar no caderno;
- Relógio de ponteiro, se possível, de 4 a 5 e preferencialmente de parede;
- Dicionários;
- Vários tipos de instrumentos utilizados para medir o tempo (relógio de pulso, digital, cronômetro, celular,etc.);
- Duas ampulhetas construídas com garrafa pet. (Ver modo de construir na resolução da atividade complementar);
- Modelos de relógios antigos, relógio de pêndulo, de bolso (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer relações entre o horário de início/ término e/ou intervalo da duração de um acontecimento
Aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma, fazendo a leitura do mesmo.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS